O presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, e o diretor da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Luís Costa, celebraram, no dia 2 de fevereiro (Dia Mundial das Zonas Húmidas), na Lagoa Pequena, um protocolo de colaboração que permitirá manter aberto ao público o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena (EILP), cinco dias por semana, já a partir de março. Até agora o Espaço abria apenas aos sábados.

Esta parceria é muito positiva para a Lagoa Pequena, na medida em que constitui uma nova oportunidade para a promoção deste local, que é uma mais-valia em termos de espaço natural, e um recurso turístico que temos para oferecer, sublinhou o autarca.

Augusto Pólvora disse ainda que até ao verão devem estar implementadas no espaço as novas infraestruturas que vão melhorar o acolhimento aos visitantes.

Luís Costa referiu que com a presença permanente de uma bióloga, e um novo horário, o EILP terá mais condições para se dar a conhecer. O diretor da SPEA agradeceu depois à Câmara Municipal e ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) o trabalho desenvolvido na gestão e preservação dos valores naturais da Lagoa Pequena.

O acontecimento contou ainda com a presença de João Carlos Farinha, diretor do ICNF, e terminou com uma visita aos percursos e observatórios de aves do Espaço Interpretativo, na qual também participaram representantes de várias empresas de animação turística do concelho.