No Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena os mais pequenos podem sentir-se verdadeiros exploradores da natureza e descobrir mais sobre as várias espécies existente na lagoa e o seu papel no ecossistema.Com aluguer de um kit, pelo valor de um euro, os mais pequenos vão poder assumir, por um dia, o papel de um «investigador, biólogo ou ornitólogo» e em família partir à descoberta da Lagoa Pequena, um local privilegiado de convívio com a natureza, que faz parte da Rede Natura 2000.

Composto por binóculos, lupa, mochila e material para pintar o equipamento terá que ser devolvido no final da «expedição».

A Lagoa Pequena é a maior zona húmida da Península de Setúbal e um dos territórios de circulação de aves mais importantes da Europa, onde se podem observar o caimão, o galeirão, o pato-real, a garça-vermelha, o chapim-real, a lontra ou a rara planta ameaçada Armeria rouyana. A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves classifica a Lagoa Pequena como um «hotspot de biodiversidade com infraestruturas para a observação de aves, caminhadas e piqueniques».