Águia-pesqueira

Pandion haliaetus

Distribuição nacional

EN: Osprey

Comprimento: 45 a 55 cm
Envergadura: 150 a 162 cm
Peso: 1200 a 2000 g

Piscívora e ocasionalmente aves

Informação local

Legenda

Se alguma vez observou uma ave de rapina “surfando” pelos ares com um peixe nas garras, como se fosse uma prancha, decerto era uma águia-pesqueira!

A águia-pesqueira alimenta-se quase só de peixe, que pesca à superfície da água. Pode chegar a capturar peixes de 1kg! As suas garras e as pequenas, mas afiadas, espículas que têm nos dedos, permitem-lhe agarrar com firmeza o peixe mais escorregadio e transportá-lo até um poiso habitual, para aí o devorar.

Apresenta um contraste muito característico, como nenhuma outra das nossas rapinas: as partes inferiores são muito claras e, quando conseguimos ver-lhe as partes superiores, vemos que são escuras. Tem também uma distinta máscara “à zorro”.

Nidifica nas regiões mais a norte do globo e inverna em latitudes mais perto dos trópicos e no hemisfério sul, estando presente nos 5 continentes!

Contagens na Lagoa Pequena

Contagens mensais
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

As contagens de aves aquáticas na Lagoa de Albufeira realizam-se mensalmente, na terceira ou quarta quinta-feira  de cada mês. Dois ou mais observadores registam todas as aves aquáticas observadas ou escutadas, nos 3  corpos lagunares da Lagoa de Albufeira: Lagoa Grande, Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada.

Saber mais