Águia-sapeira

Circus aeruginosus

Distribuição nacional

PT: Tartaranhão-ruivo-dos-pauis

EN: Western Marsh-harrier

Comprimento: 45 a 55 cm
Envergadura: 115 a 135 cm
Peso: 400 a 800 g

Pequenos animais terrestres e aquáticos. Roedores e crias de aves preferenciais. Restos de animais mortos

Informação local

Legenda

Quando vemos a águia-sapeira a aparecer voando a baixa altitude rente ao caniçal, é provavelmente o momento alto da visita ao Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena! Existe apenas um único casal a habitar nos caniçais do Espaço.

Nesta espécie, também é conhecida como tartaranhão-ruivo-dos-pauis, conseguimos distinguir facilmente os machos das fêmeas. O macho é tricolor, com preto, cinzento e castanho, e a fêmea castanho-escuro, com dourado na cabeça e nos ombros.

Voa a baixa altitude sobre zonas alagadas, em busca de aves pequenas jovens, feridas ou doentes, que caça com as suas garras e desfaz com o seu bico forte e afiado. Podemos dizer que faz um trabalho de “limpeza”.

Consegue atingir uma velocidade de 50km/h, o que faz com que seja o mais rápido dos tartaranhões!

Se pensa que as aves de rapina são raridades, desengane-se! Há várias espécies destemidas, que ocupam habitats decerto bem perto de si!

Contagens na Lagoa Pequena

Contagens mensais
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

As contagens de aves aquáticas na Lagoa de Albufeira realizam-se mensalmente, na terceira ou quarta quinta-feira  de cada mês. Dois ou mais observadores registam todas as aves aquáticas observadas ou escutadas, nos 3  corpos lagunares da Lagoa de Albufeira: Lagoa Grande, Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada.

Saber mais