Galeirão

Fulica atra

Distribuição nacional

EN: Common Coot

Comprimento: 38 cm
Peso: 600 a 900 g

Omnívoro, sobretudo plantas

Informação local

Legenda

No Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, no inverno, não é raro contar bandos de muitas centenas de galeirões! Esta ave é, por isso, o símbolo do nosso espaço.

Existe uma população invernante, que começa a chegar ainda quando o verão vai a meio, nos meses de julho e agosto. Estas aves, provavelmente, vêm de Espanha, onde boa parte das zonas húmidas por esta altura já começou a secar. Ficam connosco até dezembro, altura em que começam a regressar para Este, de forma que, a partir de março, apenas temos na Lagoa de Albufeira os galeirões que correspondem à nossa população residente, isto, que permanecem connosco durante todo o ano.

Quando lhe parecer ouvir uma buzina de bicicleta ou quando vir uma ave a “correr” por cima da água, é de certeza o galeirão! Na verdade, ele não corre, voa rente ao plano de água, por exemplo quando sente alguma ameaça.

Os galeirões mergulham frequentemente, à procura de comida, sobretudo plantas, dando um pequeno salto e voltando rapidamente à superfície.

Vocalização

Contagens na Lagoa Pequena

Contagens mensais
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

As contagens de aves aquáticas na Lagoa de Albufeira realizam-se mensalmente, na terceira ou quarta quinta-feira  de cada mês. Dois ou mais observadores registam todas as aves aquáticas observadas ou escutadas, nos 3  corpos lagunares da Lagoa de Albufeira: Lagoa Grande, Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada.

Saber mais