Galinha-d’água

Gallinula chloropus

Distribuição nacional

EN: Common Moorhen

Comprimento: 32 cm
Peso: 250 a 420 g

Omnívora, predominantemente invertebrados aquáticos

Informação local

Legenda

O bico vermelho com a ponta amarela e a linha branca ao longo do corpo ajudam a identificar esta ave aquática, tão comum na Lagoa Pequena e em habitats de água doce no geral. É um pouco menor do que o galeirão de que falámos na rubrica anterior e, em geral, os machos são ligeiramente maiores, embora seja quase impossível de distinguir à distância.

Quando ouvir uma série de risadas rápidas e repetidas, é sem dúvida a galinha-d’água!

Falando de coisas sérias, esta espécie, como muitas outras da nossa fauna, é prejudicada pela introdução de espécies exóticas nas nossas zonas húmidas. Em particular, as crias de galinha-d’água são por vezes capturadas por indivíduos grandes de lagostim-vermelho (Procambarus clarkii) – uma espécie originária da América do Norte. Os lagostins conseguem agarrar e puxar as crias, afogando-as. Não deixa de ser curioso que os adultos desta ave consigam, por sua vez, alimentar-se de lagostins pequenos.

A galinha-d’água pode ficar debaixo de água até 45 segundos, em busca de sementes, raízes e invertebrados! Traga o cronómetro e venha à Lagoa Pequena testar!

Contagens na Lagoa Pequena

Contagens mensais
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

As contagens de aves aquáticas na Lagoa de Albufeira realizam-se mensalmente, na terceira ou quarta quinta-feira  de cada mês. Dois ou mais observadores registam todas as aves aquáticas observadas ou escutadas, nos 3  corpos lagunares da Lagoa de Albufeira: Lagoa Grande, Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada.

Saber mais