Garça-branca-pequena

Egretta garzetta

Distribuição nacional

EN: Little Egret

Comprimento: 55 a 65 cm
Peso: 400 a 550 g

Peixes e invertebrados

Informação local

Legenda

A garça-branca pode ser observada na Lagoa Pequena em qualquer altura do ano. Distingue-se da garça-branca-grande por ser mais pequena, mas a dica mais útil é olhar para as patas! Se tiver dedos amarelos, é de certeza uma garça-branca(-pequena).

É comum esta espécie pernoitar no caniçal junto à Lagoa da Estaca, por vezes na companhia de alguns carraceiros Bubulcus ibis. Estes também são brancos, mas são ainda mais pequenos, têm algumas manchas amareladas e patas e bico claros. Os referidos dormitórios nunca são muito grandes, com cerca de 20 ou 30 indivíduos.

Se se pergunta por que é que estas e outras aves vão passar a noite no caniçal, a resposta é muito simples. O interior do caniçal tem condições de temperatura e humidade mais constantes e, mais importante, confere uma preciosa proteção dos predadores. Já imaginou o ruído que uma raposa faria se se aventurasse a caminhar sobre as águas baixas? As aves seriam alertadas e estariam todas a fugir num instante!

Durante o dia as garças-brancas dançam e batem com as patas em zonas de água pouco profunda, para desorientar os peixes e conseguir capturá-los mais facilmente.

Contagens na Lagoa Pequena

Contagens mensais
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

As contagens de aves aquáticas na Lagoa de Albufeira realizam-se mensalmente, na terceira ou quarta quinta-feira  de cada mês. Dois ou mais observadores registam todas as aves aquáticas observadas ou escutadas, nos 3  corpos lagunares da Lagoa de Albufeira: Lagoa Grande, Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada.

Saber mais