Garça-vermelha

Ardea purpurea

Distribuição nacional

E: Purple Heron

Comprimento: 75 a 90 cm (com o pescoço distendido)
Peso: 700 a 1500 g

Peixes e insetos, menos frequente pequenos mamíferos, anfíbios e repteis

Mergulham completamente quando se alimentam contrariamente a outros patos.

Informação local

Legenda

A garça-vermelha chega à Lagoa Pequena em março, vinda de África, onde passa o inverno. Como passa apenas a primavera e o verão connosco, tal como as andorinhas, dizemos que é uma espécie estival.

Nos últimos anos, temo-nos apercebido de cerca de 5 casais a fazer ninho. No entanto, este número pode ser um pouco maior, dado que os ninhos são feitos em colónias no meio do caniçal, muito juntos uns aos outros, e por isso é difícil de distinguir os ninhos sem chegar perto.

A garça-vermelha constrói o ninho dobrando alguns caniços e fazendo uma plataforma a cerca de 1 metro de altura da água. Põe 3 ou 4 ovos, de onde eclodem, passados 26 dias, 2 ou 3 crias, que ambos os progenitores alimentam. Passados cerca de 50 dias, as crias estão aptas a voar e a começar a explorar o mundo à volta do ninho.

Caça em águas pouco profundas, esperando muitas vezes imóvel pelas suas presas – sobretudo peixes e insetos, mas também pequenos mamíferos, anfíbios e répteis.

Contagens na Lagoa Pequena

Contagens mensais
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

As contagens de aves aquáticas na Lagoa de Albufeira realizam-se mensalmente, na terceira ou quarta quinta-feira  de cada mês. Dois ou mais observadores registam todas as aves aquáticas observadas ou escutadas, nos 3  corpos lagunares da Lagoa de Albufeira: Lagoa Grande, Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada.

Saber mais