Pato-colhereiro

Spatula clypeata

Distribuição nacional

EN: Northern Shoveler

Comprimento: 44 a 52 cm
Peso: 400 a 1000 g

Omnívoro, prefere crustáceos, moluscos, insetos, larvas e sementes de plantas.

Informação local

Legenda

O pato-colhereiro deve o seu nome ao característico bico em forma de colher, que usa para filtrar a água e assim capturar pequenos animais e sementes.

Os machos têm cores bastante distintas, enquanto que as fêmeas são mais acastanhadas, tal como as fêmeas de muitos outros os patos que ocorrem em Portugal. Distinguimos as fêmeas de pato-colhereiro das outras fêmeas que populam a Lagoa Pequena, não só pelo seu bico, mas também pela faixa verde na asa, embora esta característica seja comum também às marrequinhas.

Para ver patos-colhereiro na Lagoa Pequena, terá de visitar o espaço no inverno, pois na época mais quente encontram-se na Europa do Norte e Central, para nidificarem. No final do verão, quando já concluíram a trabalhosa tarefa de se reproduzir e os lagos começam a congelar, abandonam estes locais e rumam para sul, incluindo para Portugal. Alguns chegam mesmo a atravessam o mar Mediterrâneo e o Sarah e passam o inverno no hemisfério sul.

Em Portugal, conhece-se registos de indivíduos provenientes de zonas muito distantes, como a Finlândia e a Europa de Leste!

Contagens na Lagoa Pequena

Contagens mensais
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

As contagens de aves aquáticas na Lagoa de Albufeira realizam-se mensalmente, na terceira ou quarta quinta-feira  de cada mês. Dois ou mais observadores registam todas as aves aquáticas observadas ou escutadas, nos 3  corpos lagunares da Lagoa de Albufeira: Lagoa Grande, Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada.

Saber mais