Lagoa de Albufeira

O Espaço interpretativo da Lagoa Pequena, com uma área de 68 hectares, tem dois percursos delimitados e quatro observatórios sobre o plano de água. O acesso é feito pela EN 377 e tem um parque de estacionamento disponível.

O espaço dispõe de uma infraestrutura de apoio, onde podem ser disponibilizadas todas as informações relativamente ao espaço e espécies presentes, bem como requisitados binóculos. Existe também a possibilidade de fazer visitas guiadas mas, neste caso, será necessária marcação prévia.

O sistema lagunar é utilizado como local de nidificação por um conjunto de aves que depende da sua existência. Entre essas, incluem-se: o garçote, a garça-vermelha, a águia-sapeira, o camão, o frango-d’água, o rouxinol-dos-caniços e o rouxinol-grande-dos-caniços. Para além disso, os caniçais são também um importante suporte para várias espécies passeriformes migradoras transariana. São também utilizados como dormitório ou refúgio para espécies como os estorninhos. 

Muitas outras espécies de aves, incluindo rapinas, patos, ou corvos-marinhos podem ser observados nos circuitos de observação de aves da Lagoa Pequena, sendo este um espaço privilegiado para essa atividade e dotado dos equipamentos necessários para a sua realização nas melhores condições.

Localização

Cabo Espichel, Sesimbra

Acessos

  • EN 377, km 29
    Lagoa de Albufeira, Sesimbra
    38°31.326’N, 009°08.601’W

Paisagem/habitats

  • Caniçal, Zona de água livre, areias, manchas florestais de pinheiro-manso, mata ripícola de salgueiro, terenos agrícolas

Melhor época do ano para visitar

  • Interessante em qualquer época do ano. 

Espécies

Espécies destacadas

  • Garçote Ixobrychus minutus
  • Garça-vermelha Ardea purpurea
  • Camão Porphyrio porphyrio
  • Rouxinol-dos-Caniços Acrocephalus scripaceus