Camão

Porphyrio porphyrio

Distribuição nacional

EN: Purple Swamphen

Comprimento: 45 a 50 cm
Peso: 1100 a 1300 g

Omnívoro, matéria vegetal

Informação local

Legenda

O camão, com a sua cor azul e movimentos desajeitados, é inconfundível! Chama-se camão porque, à semelhança dos papagaios, come levando o alimento à boca com a pata, como se fosse com a mão, ou seja, “ca’mão”. O seu alimento favorito é a tabua, mas também come caniços e outras plantas aquáticas.

Além de desajeitado, a sua vocalização é pouco elegante, fazendo lembrar… um porco!

Se já se questionou se o poeta Camões tem algo a ver com os camões da Lagoa Pequena, saiba que tem tudo a ver. Esta ave estava presente no brasão dos ascendentes de Luís Vaz de Camões – um indicador de que já foi bem mais comum!

Apesar de comum outrora, no final do século XX, o camão esteve praticamente extinto em Portugal, pensa-se que sobretudo devido à caça excessiva. Atualmente, fruto de alguns esforços na vizinha Espanha e da interdição à caça em zonas húmidas, esta espécie encontra-se em recuperação no nosso país. No entanto, ainda há algum caminho a percorrer, pois o seu estatuto de conservação permanece como Vulnerável em Portugal.

Na Europa, o camão ocorre apenas em Portugal, Espanha e sul de França. Por isso, não é incomum recebermos na Lagoa Pequena birdwatchers provenientes de outros países que nos visitam especificamente à procura do camão!

Contagens na Lagoa Pequena

Contagens mensais
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

As contagens de aves aquáticas na Lagoa de Albufeira realizam-se mensalmente, na terceira ou quarta quinta-feira  de cada mês. Dois ou mais observadores registam todas as aves aquáticas observadas ou escutadas, nos 3  corpos lagunares da Lagoa de Albufeira: Lagoa Grande, Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada.

Saber mais