Frisada

Mareca strepera

Distribuição nacional

EN: Gadwall

Comprimento: 46 a 56 cm
Peso: 650 a 900 g

Matéria vegetal.

Informação local

Legenda

Nas frisadas, tanto o macho como a fêmea, têm cores muito discretas, mas o branco nas asas ajuda a identificá-los! O macho é mais cinzentão e a fêmea acastanhada.

Se julga que todos os patos fazem quá-quá, fique a saber que não é bem assim. Esta vocalização que associamos aos patos em geral corresponde ao pato-real. A frisada emite uma vocalização que é mais um mé, fazendo lembrar uma ovelha! Se não acredita oiça mais abaixo.

Quando chega a primavera, os machos tentam cativar as fêmeas, agitando a cabeça de cima para baixo, ao mesmo tempo que emitem uma vocalização sibilante. Se forem bem-sucedidos, as fêmeas depositarão os ovos num ninho construído por entre a vegetação ripícola. As ninhadas podem ter até 12 crias, que se alimentam sozinhas, nadando atrás da mãe. As crias conseguem voar ao fim de 45 a 50 dias e, no ano seguinte, já estarão aptas a reproduzir-se também!

A frisada e o pato-real são as únicas espécies de patos residentes na Lagoa Pequena, o que significa que se podem observar em qualquer altura do ano. Todas as outras são invernantes e nidificam noutros locais da Europa.

Contagens na Lagoa Pequena

Contagens mensais
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

As contagens de aves aquáticas na Lagoa de Albufeira realizam-se mensalmente, na terceira ou quarta quinta-feira  de cada mês. Dois ou mais observadores registam todas as aves aquáticas observadas ou escutadas, nos 3  corpos lagunares da Lagoa de Albufeira: Lagoa Grande, Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada.

Saber mais