Pato-real

Anas platyrhynchos

Distribuição nacional

EN: Mallard

Comprimento: 50 a 65 cm
Peso: 750 a 1500 g

Omnívoro, principalmente sementes e plantas, mas também lagostins, anfíbios, pequenos peixes e artrópodes

Informação local

Legenda

O pato-real é uma ave muito comum e nada exigente. Pode ser encontrado facilmente em qualquer jardim urbano que tenha um lago!

Ao contrário da maioria das espécies de patos que ocorrem Portugal, que passam apenas o outono e inverno connosco, o pato-real pode ser observado durante todo o ano. Dizemos por isso que é uma espécie residente. No entanto, alguns indivíduos podem fazer deslocações. Conhecem-se registos de aves que dispersaram para França, Inglaterra, República da Irlanda e até para a Rússia!

Desengane-se se pensa que o pato-real é pesado e pouco ágil para grandes voos, pois na verdade, ele é forte e robusto e pode chegar a voar a uma impressionante velocidade de 120km/h!

Uma mesma espécie pode apresentar diferentes plumagens consoante se trate de um macho ou de uma fêmea. É o caso dos patos-reais, pois as fêmeas são acastanhadas, como de resto o são em várias outras espécies de patos que podemos observar na Lagoa Pequena. Têm uma plumagem discreta, para passarem despercebidas aquando da incubação dos ovos, altura em que têm de ficar imóveis e, portanto, mais vulneráveis durante bastante tempo. Ao contrário, os machos são muito coloridos, para cativar as fêmeas. Mas então, como distinguir as fêmeas das várias espécies de patos? O segredo está em olhar para uma faixa colorida que têm na asa e que varia de espécie para espécie! No caso das fêmeas de pato-real, é de cor azul.

Com esta importante dica sobre a identificação das fêmeas das várias espécies de patos, ultrapassará o desafio da identificação das fêmeas quando visitar a Lagoa Pequena!

Contagens na Lagoa Pequena

Contagens mensais
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

As contagens de aves aquáticas na Lagoa de Albufeira realizam-se mensalmente, na terceira ou quarta quinta-feira  de cada mês. Dois ou mais observadores registam todas as aves aquáticas observadas ou escutadas, nos 3  corpos lagunares da Lagoa de Albufeira: Lagoa Grande, Lagoa Pequena e Lagoa da Estacada.

Saber mais